Notícia

TeSE - Tendências em Serviços Ecossistêmicos

Prazo de chamada Embrapii encerra em 28 de outubro

Publicado em 24 outubro 2016

Agência FAPESP – Encerra-se no próximo dia 28/10 o prazo para envio de Carta de Manifestação de Interesse pelas instituições interessadas em participar da chamada pública da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) lançada em 30 de setembro de 2016.

A chamada visa selecionar até cinco novas Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica, públicas ou privadas sem fins lucrativos, para constituir Unidades Embrapii (UEs), que desenvolverão projetos de inovação tecnológica em parceria com indústrias.  O envio da proposta de credenciamento tem prazo até 16 de novembro.

Poderão se candidatar como Ues as instituições que já desenvolvam projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) em parceria com empresas industriais brasileiras.

As Unidades Embrapii selecionadas nesta chamada estarão credenciadas a receber recursos financeiros para prospectar e executar projetos de P,D&I, em parceria com empresas industriais, em área de competência definida no Plano de Ação aprovado, com o compromisso contratual de atingir metas de desempenho pactuadas no ato do credenciamento e também documentadas no Plano de Ação.

As instituições candidatas deverão também ter equipe e infraestrutura próprias para a realização das atividades pertinentes às Ues, demonstrar experiência no desenvolvimento de projetos de P,D&I na área de competência proposta e possuir política ou diretriz de propriedade intelectual aprovada e vigente.

Nesta chamada, a primeira do ano, serão contempladas oito áreas de competência tecnológica que caracterizam a especialização temática da UE.  Essas áreas foram identificadas pela indústria como as mais demandadas por investimentos em inovação.

As áreas são: Robótica, mecatrônica e manufatura avançada; Química; Química verde; Materiais; Energia renovável; Biotecnologia, biomassa e biodiversidade; Tecnologias de alimentos; e Biofármacos e fármacos.

O credenciamento pressupõe a disponibilidade de recursos de três fontes distintas: recursos da Embrapii, da captação por parte da candidata de recursos de empresas industriais e recursos da própria unidade candidata, na forma de contrapartida econômica ou financeira para a execução da proposta.

Para mais informações, detalhes técnicos da chamada, calendário e acesso aos documentos, acesse: http://embrapii.org.br/chamada-publica-01-2016/.