Notícia

Assuntando

Prática do Muay Thai promove saúde física e ganha lutadores no AM

Publicado em 12 abril 2021

Manaus – Fortalecer a saúde física tem sido a grande preocupação nos últimos meses, principalmente por conta da pandemia da Covid-19. Resultados da pesquisa da FAPESP, a taxa de hospitalização é de 34,3% menor entre pessoas que praticam atividades de alta intensidade. A exemplo de um esporte desse nível, existe o Muay Thai.

Apesar de ter se popularizado no país em meados da década de 1980, o esporte ganhou força no Amazonas apenas nos últimos anos, após o aumento de interesse no MMA e no vale tudo. Outro fator determinante foi a procura feita por artistas e celebridades, que praticavam para manter a boa forma. Em Manaus, a academia Black River percebeu aumento na procura da prática do Muay Thai, um esporte de combate e muito contato físico.

Desta forma, segundo empresário e treinador Didimo Neto, o aumento foi expressivo principalmente com as mulheres.

“A grande maioria das mulheres procuram o Muay Thai com o objetivo de manter a boa forma e na verdade são poucas que procuram visando a defesa pessoal”, conta.

Neto ainda refirma que por mais que o objetivo não seja voltado para combate, os treinos são iguais. “Um soco é um soco, um chute é um chute de verdade, mesmo não competindo. Você aprende a executar um golpe de verdade e com firmeza”, afirmou o treinador, enfatizando sobre a prática do esporte.

‘Não é para qualquer um’

Apesar do aumento de interesse por parte do público, a grande dificuldade encontrada no esporte, é a força utilizada. Esse fator pode limitar a participação de alguns possíveis praticantes. Para quem deseja iniciar a prática, é muito importante ter uma boa condição de saúde, pois o uso das articulações e da musculatura é constante durante os treinos.

O esporte de combate é de alto contato físico | Foto: Bryan Riker/ Em Tempo

O treinador não recomenda a atividade para pessoas com problemas de saúde preexistentes. Ele explica que é preciso uma preparação física para o intensivo dos treinos. “Para uma pessoa com problemas cardíacos eu não indicio, porque por mais que seja um treino ‘leve’, até mesmo o leve, no Muay Thai, é forte”, reitera.

No entanto, sempre que o aluno tem alguma patologia ou problema articular, o treinador deve ser informado para saber exatamente como começar. Com o passar dos anos, algumas preconcepções passaram a mudar, principalmente relacionadas ao grupo que normalmente pratica o esporte e mascarando seus inúmeros benefícios.

Treinos em tempos de pandemia

A academia ficou fechada, mas isso não impediu que os praticantes sentissem falta das atividades, principalmente pela questão do isolamento social.

“Durante a pandemia a gente ficou fechado, cumpriu direitinho o decreto do estado, por questões de consciência e para evitar a disseminação do vírus”, afirma o treinador.

O empresário e praticante de Muay Thai há seis anos, Caíque Mendonça se apaixonou pelo esporte e treinava ativamente sempre que possível. Com a pandemia de Covid-19 e a suspensão das atividades, ele lamentou pelo fato de não poder mais treinar e ver os amigos, mas sabia que era o necessário.

“Eu senti muito a parada dos treinos, porque eu estava no ritmo de treino bem legal, mas a academia teve a consciência e foi até melhor pra todo mundo”, contou sobre o período de isolamento social para cuidados com a saúde.

Ele se apaixonou pelo esporte e treinava ativamente sempre que possível | Foto: Bryan Riker/ Em Tempo

Essa “saudade” bateu, pois era por meio do esporte que Caíque podia melhorar o dia. Ele conta que com o esporte, consegue dormir e acordar melhor, além de manter uma alimentação saudável e equilibrada.

Após uma breve pausa para seguir com reponsabilidade os decretos estaduais, a Black River retomou os treinos este ano, com uma expectativa otimista para um cenário amazonense favorável. “Estamos em um bom caminho”, concluiu.

 

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
UOL Portal R7 Estadão.com Galileu online CNN (Brasil) TV Cultura Portal Exame TV Cultura Jornal do Commercio (PE) A Crítica (AM) Jornal Primeira Página Revista Pará+ online Portal da Enfermagem Refugo Revista Viva Saúde online Portal Neo Mondo Planeta online Jornal da Ciência online Blog Saúde e Dicas El Cronista Comercial (Argentina) online Revista Fórum online Blog A Crítica Imagen Poblana (México) El Heraldo de Saltillo (México) online Arzo News Agora RN online Opinião (Rio Branco, Acre) online Coluna Supinando Terra MSN (Brasil) Xinhua Español (China) Todo Segundo Time 24 News (EUA) Metrópoles Veja Saúde online O Sul online Revista China Hoy (México) online SRZD - Sidney Rezende Blog do Silvinho Rádio Cidade Jundiaí Blog do Valente Biblioteca FMUSP Head Topics (Brasil) MSN (Brasil) GP1 Head Topics (Reino Unido) Noticias RTV (Espanha) InterD Repórter MT Núcleo - Luciano Lepera - Rede PT Portal Prudentino TV Assembleia - Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) NE10 Jornal Times Brasília Dom Total Blog Hourpress i7 News Índices Bovespa Info Rondônia Folhamax Mix Vale Portal do Governo do Estado de São Paulo O Taboanense Saber Atualizado Sou Ecológico Revista Ecológico online Bomba Bomba Notícias Botucatu Diário do Taboão PPTA Soluções e Tecnologia Bomba Bomba Câmara Municipal de São Paulo A Cidade On (São Carlos, SP) São Carlos Agora Acontece Botucatu Jornal Folha da Terra (Itupeva, SP) online Jornal da Orla online Plantão News (MT) Jornal de Itatiba online Ouro Verde Mais O Grande ABC Guarulhos em Destaque APM- Associação Paulista de Medicina Terra Brasil Notícias O Sul Folha de Ibitinga Jornal Primeira Página online Beto Ribeiro Repórter Vida & Tal Leia Já Cuidaí Brasil123 Sempre Família Auge Magazine Valeando Jornal A Cidade Ubatuba Tribuna Liberal online Tribuna Liberal Jornal Primeira Página online Maranhão Esportes Companhia do Mèdico Esportividade