Notícia

São Carlos Agora

Praça dos Universitários em São Carlos recebe "Ciência para Todos"

Publicado em 18 abril 2017

Promovido pelo Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (Cepof), do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), realiza-se quarta-feira, 19, a partir das 9h30, na Praça dos Universitários - em frente à entrada da Área-1 do Campus USP de São Carlos (R. Miguel Petroni), o evento "Ciências para Todos: o Planetário da USP na Praça dos Universitários".

O evento, idealizado pelo coordenador do Cepof, professor Vanderlei Bagnato, inicia-se com a apresentação da Banda Marcial da Apae, seguindo-se ao longo de todo dia, na citada praça, diversas atividades de interação com o público geral, as quais incluem: o Planetário da USP e visualizações em Telescópios, além de atividades interativas com kits educacionais de diversas áreas da ciência - biologia, física, química, geologia, astrologia, matemática, dentre outros. Os kits serão apresentados por alunos e professores de escolas estaduais, pertencentes aos Clubes da Ciência, coordenados pelo CEPOF e pela Diretoria de Ensino - Região de São Carlos. Outra atração será a apresentação das pesquisas mais recentes desenvolvidas pelo Grupo de Óptica do IFSC, as quais incluem técnicas para cirurgias, tratamentos de câncer, avanços na área de estética e odontológica, dentre outros.

Este será o primeiro, de muitos eventos científicos que ocorrerão na Praça dos Universitários, que agora está sob os cuidados do Cepof.

Outro evento que ocorrerá na praça ainda essa semana será a Marcha pela Ciência, evento de abrangência mundial e nacional, que ocorrerá no sábado, 22 de abril, a partir das 10h:30. Em São Carlos a marcha foi idealizada pelos professores Vanderlei Bagnato e Glaucius Oliva, ambos coordenadores de Centros de Pesquisas (CEPID) da Fapesp, alocados no IFSC/USP.

Para mais informações sobre este evento, contate Wilma Barrionuevo pelo email wilma@ifsc.usp.br.