Notícia

Página Rural

PR: evento no Iapar discute pesquisa, tecnologia e sustentabilidade

Publicado em 26 abril 2011

O pesquisador e ex-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Sílvio Crestana será o palestrante no Ciclo de Palestras "Informação e Análise do Agronegócio", que acontece hoje (26), a partir das 14 horas, na sede do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em Londrina. Ele foi escolhido para substituir o ex-ministro da agricultura Roberto Rodrigues, que cancelou sua participação devido a imprevistos de última hora.

A discussão vai abordar os desafios e oportunidades do novo ciclo do agronegócio. Participam do debate diretores do Iapar, Embrapa Soja, Coodetec e Fundação Meridional. O investimento em tecnologia se tornou determinante para a sustentabilidade da produção rural, num cenário de constante crescimento da demanda por alimentos.

O tema, discutido no Ciclo de Palestras, abrange questões ligadas à rotina dos produtores e à política pública. Os técnicos e pesquisadores do agronegócio se inserem nessa perspectiva pelo fato de seu trabalho definir em boa medida o futuro da produção rural. Com pesquisas e orientações técnicas, eles norteiam boa parte dos agricultores na hora da tomada de decisões.

O debate promete esclarecer ainda as demandas que o projeto de contínua expansão na produção de alimentos impõe às próprias instituições de pesquisa. O desafio vai além da exigência sobre o desempenho dos especialistas, abrangendo também a constante necessidade de integração entre o campo e a ciência. O Brasil vem assumindo o compromisso de ampliar a produção de alimentos para atender outras nações. Mas uma série de medidas é necessárias para isso, muitas delas envolvendo setores de fora da porteira.

Palestrante

Pesquisador de carreira da Embrapa, o físico Silvio Crestana é autor e co-autor de mais de 150 trabalhos científicos completos, publicados em revistas e congressos nacionais e internacionais, tendo participado de inúmeras bancas de mestrado e doutorado no país e no exterior. Propôs e coordenou mais de 20 projetos de pesquisa de âmbito nacional e internacional, sendo co-autor de seis patentes. Destacou-se internacionalmente pelo trabalho pioneiro de introdução da tomografia computadorizada na Ciência do Solo.

Crestana é membro de várias sociedades científicas nacionais e internacionais; do conselho editorial de revistas como Soil Technology e Brazilian Journal of Biology; assessor científico da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Também integra o Conselho Superior do Agronegócio, pertencente à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo-Fiesp/Instituto Roberto Simonsen. Já foi membro do Comitê Gestor do Fundo Setorial do Agronegócio do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e do Conselho Diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fndct).

Debates

A etapa 2011 do Ciclo de Palestras "Informação e Análise do Agronegócio" começou no mês de fevereiro, em Cascavel, e prevê a realização de seis eventos ao longo do ano, sendo cinco no Paraná e um em Luis Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia. A primeira edição foi realizada ano passado como um projeto piloto, com seis eventos que cobriram todo o Paraná.

O Ciclo de Palestras "Informação e Análise do Agronegócio" é uma promoção da Gazeta do Povo e Jornal de Londrina, em parceria com a Federação da Agricultura do Paraná (Faep) e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar). Patrocinada pelo Banco do Brasil, a iniciativa conta com o apoio do Iapar, Embrapa Soja, Fundação Meridional e Coodetec na organização da etapa de Londrina.

SERVIÇO

Ciclo de Palestras "Informação e Análise do Agronegócio"

Data: 26 de abril (terça-feira)

Local: sede do Iapar, em Londrina, na rodovia Celso Garcia Cid, km 375 - saída para Curitiba.

Horário: 14 horas.

Inscrições: devem ser feitas pelo e-mail rsvp@grpcom.com.br, sem custo. Vagas limitadas.

Fonte: Iapar