Notícia

Página Rural

PR: aluna da Unesp Botucatu é premiada pelo 2º Encontro Brasileiro de Protozoologia Veterinária

Publicado em 26 maio 2017

A aluna do 9º semestre da graduação em Medicina Veterinária da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (Fcav) da Unesp de Jaboticabal, Ana Cláudia Calchi, recebeu o prêmio de melhor apresentação oral no II Encontro Brasileiro de Protozoologia Veterinária (Ebpv), com o trabalho intitulado “Detecção molecular de Ehrlichia spp. em canídeos selvagens e ectoparasitas no Pantanal sul mato-grossense".

O gênero Ehrlichia spp. engloba bactérias intracelulares obrigatórias pertencentes à Família Anaplasmataceae, as quais são transmitidas pela picada de carrapatos e podem causar doenças no homem e animais. Embora a infecção por este patógeno seja bem conhecida entre cães domésticos, pouco se sabe acerca da sua ocorrência em canídeos selvagens neotropicais.

Ana Cláudia é orientada de Iniciação Científica do professor do Departamento de Patologia Veterinária, Marcos R. André, e realiza o referido projeto há um ano e meio.

O objetivo do trabalho é a caracterização molecular de agentes Anaplasmataceae em canídeos selvagens, domésticos e ectoparasitas na fazenda Nhumirim da Embrapa Pantanal, com bolsa Fapesp.

Segundo o orientador, o professor Marcos R. André, o prêmio recebido enaltece a qualidade do estágio de Iniciação Científica desenvolvido pelos alunos de Graduação da Fcav. O docente reitera que a Iniciação Científica é etapa crucial na formação de alunos que visam a Pós-Graduação.

O evento aconteceu nos dias 11 e 12 de maio na Universidade Estadual de Londrina, em Londrina, Paraná. O encontro contou com a presença dos principais pesquisadores da área de Protozoologia do país.

Fonte: Unesp