O PPS paulista deu a largada, no último sábado, para a participação do partido nas eleições de 2008. O 1º Encontro Estadual de Pré-candidatos - A vez e a voz dos municípios, contou com a presença de representantes de 300 municípios paulistas, somando mais de 1.200 pessoas que lotaram as dependências da Assembléia Legislativa de São Paulo. O evento foi representativo não apenas pela presença maciça da militância, mas pela participação de importantes lideranças partidárias de outros partidos, de representantes de importantes segmentos da sociedade e do meio acadêmico.
Destacam-se a presença do governador José Serra, do vice-governador Alberto Goldman, dos secretários de Educação, professora Maria Helena Castro, e da Habitação, Lair Krahenbuhl, da deputada federal Luiza Erundina (PSB), do ex-reitor da Unicamp e atual o diretor da Fapesp, professor Carlos Henrique Brito, do presidente da SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani, do ex-secretário de Meio Ambiente, Fabio Feldmann, do ex-secretário de Cultura, João Batista de Andrade, da pré-candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo, vereadora Soninha Francine, dos cientistas políticos e dos consultores de marketing Antônio de Pádua Prado Júnior (Dr.Paéco) e Jacques Besen.
Do PPS, estavam presentes o presidente Nacional Roberto Freire, o secretário municipal de Serviços de São Paulo, deputado federal Dimas Ramalho, o presidente do PPS Estadual, deputado Davi Zaia, o líder da bancada na Assembléia paulista, deputado Roberto Morais, o deputado estadual Vitor Sapienza, o presidente do Diretório Municipal, Carlos Fernandes, e o deputado Luiz Carlos Gondin.
O Diretório Municipal do PPS de Rio Claro esteve representado pelo presidente Francisco Quintino e os pré-candidatos a vereador: Luiz Corassa, Edemar Barreto Coelho e Eliton Diego Matos Lopes.