A mestranda Caroline Rodrigues Basso e o doutorando Bruno Pereira Crulhas, alunos do programa de Pós-Graduação em Biologia Geral e Aplicada do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, Câmpus de Botucatu, foram selecionados para realizar intercâmbios em universidades americanas.
Caroline foi contemplada com a Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e realiza treinamento na Auburn University, no Alabama, sob supervisão do professor Aleksandr Simonian, ex-diretor do programa de Biosensor da Nation Science Foundation.
O seu estudo visa desenvolver nanobiossensor para determinação de Escherichia Coli por meio da utilização de macrófagos (células do sistema imunológico que são formadas em resposta a agentes estranhos como micro-organismos e células danificadas ou mortas)
Já Crulhas recebe bolsa do programa Ciências sem fronteiras para realizar doutorado sanduíche na University of California, Davis (UCDavis), sob supervisão do professor Alexander Revzin. O foco do projeto do doutorando é a detecção de subprodutos liberados por células cancerígenas.
Os pós-graduandos são orientandos do professor Valber de Albuquerque Pedrosa do Departamento de Química e Bioquímica do IB e na instituição desenvolvem pesquisas no Laboratório de Biomateriais e Eletroquímica.
“Os intercâmbios de alunos de pós-graduação irão evidenciar ainda mais o potencial da Unesp em relação à pesquisa”, destaca o professor do IB.
Instituto de Biociências/Botucatu