Notícia

Unesp

Pós-graduandos da Unesp apresentam trabalho na Suíça

Publicado em 18 julho 2012

Alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp, Câmpus de Marília, apresentaram, em junho, em Genebra, na Suíça, trabalhos na 34ª Conferência Permanente Internacional para a História da Educação (ISCHE, sigla em inglês), que tratou, nesta edição, da internacionalização na educação entre os séculos XVIII e XX.

Neste evento, Fernando Rodrigues de Oliveira (doutorando), Franciele Ruiz Pasquim (mestranda), Thabatha Aline Trevisan (pós-doutoranda) e Bárbara Cortella Pereira (doutoranda), alunos do Programa e integrantes do Grupo de Pesquisa História do ensino de língua e literatura no Brasil (GPHELLB), coordenado pela professora Maria do Rosário Longo Mortatti, do Departamento de Didática da Unesp de Marília, apresentaram trabalhos nas sessões de comunicações científicas.

Além do evento na Suíça, estes e outros integrantes do GPHELLB também apresentam trabalhos na Europa até o final da primeira quinzena de julho, no X Congresso Ibero-americano de História da Educação Latino-americana, da Universidade de Salamanca, na Espanha, e no IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, no Instituto de Educação da Universidade Lisboa, em Portugal.

Confira os trabalhos apresentados nos eventos:

The influence and the circulation of the thought about children’s literature of Uruguayan Jesualdo Sosa (1944), in Brazil
Autor: Fernando Rodrigues de Oliveira (Doutorando em Educação e bolsista Fapesp)

Antonio da Silva Jardim and circulation of the “method João de Deus” in Brazil
Autora: Franciele Ruiz Pasquim (Mestranda em Educação e bolsista Fapesp)

Lectures recommandées aux élèves-maîtres dans les écoles normales de São Paulo-Brésil et en France au XIXeme siècle Autoras: Thabatha Aline Trevisan (Pós-Doutoranda pela Unesp de Marília), Bárbara Cortella Pereira (Doutoranda em Educação e bolsista Capes)

Considerações sobre a produção acadêmico-científica brasileira sobre formação de professores (1876-2011)

Autoras: Thabatha Aline Trevisan, Bárbara Cortella Pereira, Agnes Iara Domingos Moraes (Mestranda em Educação e bolsista Capes)

A produção acadêmico-científica brasileira sobre literatura infantil e juvenil e a constituição de um campo de investigação Autor: Fernando Rodrigues de Oliveira

Bibliografia sobre Memória e história da Educação (1936-2012): instrumentos de pesquisa
Autoras: Thabatha Aline Trevisan, Juliana Malhado Bassan (graduada em Pedagogia pela Unesp de Marília com bolsa Pibic-CNPq-Unesp)

Formação de professores alfabetizadores no Brasil e a arte do ensino da leitura, no final do século XIX
Autoras: Bárbara Cortella Pereira, Franciele Ruiz Pasquim (Mestranda em Educação e bolsista Fapesp)

Organização dos currículos para o ensino da literatura infantil nos cursos de formação de professores primários no estado de São Paulo, Brasil (1947-2003)
Autor: Fernando Rodrigues de Oliveira

Luiz Gustavo Leme, Assessoria de Imprensa da FFC/Marília