Notícia

Blog Oito Passos

Pós-graduação online

Publicado em 22 julho 2013

Todas as pessoas que possuem graduação reconhecida pelo MEC tem o direito de fazer um curso de pós-graduação. A pós-graduação é uma especialização que vai aprofundar ainda mais os seus conhecimentos dentro de uma específica área de acordo com a sua escolha. Geralmente a pós-graduação dura um pouco menos que uma graduação, mas como após o curso superior muitas pessoas já ingressam no mercado de trabalho, fica difícil arranjar tempo para voltar à sala de aula. A melhor opção para essas pessoas, hoje em dia, é a pós-graduação online.

A pós-graduação online funciona do mesmo jeito que uma não online, você terá as mesmas matérias que alguém que vai até a universidade, porém tudo será via internet. Há diferentes cursos com diferentes métodos de pós online, então isso depende de qual é a sua área: alguns possuem aulas online ao vivo ou gravadas, já em outras você vai adquirir seu conhecimento lendo e respondendo exercícios no computador.

Alguns cursos de pós-graduação online exigem que o aluno compareça uma vez por mês, ou até mesmo apenas uma vez por semestre na escola, para entregar algum trabalho e realizar provas. Outras não exigem isso e todo o processo acontece online, inclusive as provas, que você fará com um período de tempo limitado no site da instituição, por isso não deixe de conferir estes detalhes antes de matricular-se.

Onde encontrar pós-graduação online

Uma busca rápida no Google pode mostrar as universidades que oferecem a pós-graduação online mais perto de você, porém não é necessário limitar-se, afinal pela internet você conseguirá fazer seu curso em qualquer estado do país.

Estude em casa

Todas as grandes universidades como UFPR, USP, UFMG, UFSC, UFRG possuem em seus websites uma aba chamada "Cursos Online" ou "EaD" (educação à distância) onde você pode obter informações detalhadas sobre como inscrever-se. Além disso você pode tentar conseguir uma bolsa de estudos para fazer a sua pós-graduação! Isso mesmo, estudar gratuitamente! Para isso, basta dirigir-se aos sites da CAPES, CNPq, FINEP e Fapesp, todas instituições que oferecem bolsas de estudo e programas de pós-graduação gratuitos.