Notícia

Inpe

Pós-graduação no INPE

Publicado em 01 outubro 2018

Até 30 de outubro, estão abertas as inscrições para mestrado e doutorado no INPE, que oferece cursos nas áreas de Geofísica Espacial, Meteorologia, Sensoriamento Remoto, Engenharia e Tecnologia Espacial, Astrofísica, Computação Aplicada e Ciência do Sistema Terrestre.

Recentemente, o INPE foi selecionado para o Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da CAPES. Isto facilitará que seus cursos de pós-graduação promovam trabalhos fora do país e, também, recebam recursos para manutenção de projetos, bolsas no exterior (doutorado sanduíche, professor visitante júnior e sênior e capacitação em cursos de curta duração) e no Brasil (Jovem Talento, Professor Visitante e Pós-Doutorado).

Gratuita, a pós-graduação do INPE oferece bolsas de estudos do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da própria CAPES. Também há possibilidade de solicitação de bolsas à Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e outros órgãos públicos e privados.

Os cursos de pós-graduação do INPE foram instituídos gradativamente a partir de 1968, com o objetivo de formar recursos humanos altamente qualificados nas áreas de atuação do Instituto, fundado em 1961. Nestes 50 anos, o INPE formou aproximadamente duzentos doutores e mais de mil mestres.

Mais informações: www.inpe.br/pos_graduacao