Notícia

Unesp

Pós-graduação em História na Unesp de Assis

Publicado em 06 fevereiro 2013

O curso de Pós-Graduação em História da Unesp de Assis, na área de História e Sociedade tem inscrições abertas até 8 de fevereiro. São até 20 vagas para mestrado e 15 para doutorado. Informações em www.assis.unesp.br/posgraduacao, posgradu@assis.unesp.br ou (18) 3302-5809.

Criado em 1978, o Programa de Pós-graduação em História da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, Câmpus de Assis, compreende os níveis de Mestrado e Doutorado. Constituído por um corpo docente altamente especializado, com sólida experiência acadêmica no Brasil e no exterior, o Programa encontra-se entre os mais bem avaliados do país.

Reestruturado em 1998, o Programa organiza-se em torno da área de concentração História e Sociedade, subdividida em três linhas de pesquisa: Identidades culturais, etnicidades, migrações; Política: ações e representações; Religiões e visões de mundo.  

Os seus objetivos gerais envolvem a formação de profissionais com vistas: à especialização e excelência intelectual em suas áreas de atuação; à pesquisa e o manejo das fontes históricas; ao ensino na área de História e em campos afins, especialmente em nível universitário; à produção e à divulgação científica e cultural em âmbitos e instituições variadas.

O processo de seleção de candidatos, sempre realizado no último trimestre de cada ano, tem permitido o ingresso de uma média de quinze alunos para cada modalidade - mestrado e doutorado. Ao longo do tempo, o Programa tem formado um expressivo número de pós-graduados, cumprindo com êxito o seu papel na capacitação de pesquisadores, docentes e agentes científico-culturais. Muitos deles vêm atuando em reconhecidas instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o Brasil.

Para o seu desenvolvimento acadêmico, os estudantes contam com uma infra-estrutura de qualidade, que inclui uma das melhores bibliotecas de História e de Ciências Humanas do Estado de São Paulo, ao lado de diversos serviços de apoio prestados pela Unesp.

Merece destaque o Centro de Documentação e de Apoio à Pesquisa (Cedap) situado no Câmpus da Faculdade, ao reunir um rico acervo de fontes primárias impressas e microfilmadas produzidas no Brasil e em outros países, bem como modernos equipamentos para consulta e fotocópia. Trata-se de um centro de referência no interior do Estado de São Paulo e que desempenha um importante papel para o trabalho de pesquisadores da Unesp e de outras instituições.

Os alunos podem requisitar bolsas de estudo da Capes, do CNPq e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), além de outros auxílios que podem ser solicitados para participação em eventos científicos e realização de pesquisas no Brasil e no exterior, tais como as bolsas-sanduíche.

O programa de História oferece um ensino de alto nível mantido por um corpo docente altamente qualificado e comprometido com a pós-graduação, ao lado de excelentes condições materiais para o desenvolvimento das pesquisas, de modo a possibilitar as melhores condições para a formação acadêmica e intelectual dos seus pós-graduandos.

Assessoria de Comunicação e Imprensa