Notícia

Diário de São Carlos online

Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSCar oferece bolsa de mestrado em projeto apoiado pela Fapesp

Publicado em 28 outubro 2014

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece bolsa de estudo em nível de mestrado para candidatos interessados em atuar em projeto voltado para estudos com etanol financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) por meio do Programa de Parceria para Inovação Tecnológica (PITE).

 

Intitulado "Estudo de Processos Integrados de Produção e Recuperação de Etanol 1G", o projeto estuda, experimentalmente e por simulação, processos de produção e recuperação de etanol alternativos ao processo convencional de fermentação seguida da etapa de destilação. A proposta é estudar a extração e a recuperação do etanol do vinho delevedurado gerado no processo convencional ou do caldo durante a fermentação extrativa utilizando duas diferentes técnicas: a extração por solvente e a extração por esgotamento com dióxido de carbono. A ideia é avaliar os resultados em termos de produtividade em etanol e promover uma comparação com o processo tradicional.

 

Os interessados devem participar do processo seletivo para o curso de mestrado em Engenharia Química do PPGEQ para ingresso no primeiro semestre de 2015. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de novembro, de acordo com as instruções disponíveis em www.ppgeq.ufscar.br. Preferencialmente os candidatos à bolsa devem ter graduação em Engenharia Química. A opção pelo interesse no projeto deve ser informada na inscrição. Posteriormente, também deverão ser comunicados os docentes responsáveis.

 

A pesquisa é coordenada pelo professor Alberto Colli Badino Junior, docente do Departamento de Engenharia Química (DEQ). Já a bolsa terá a supervisão dos professores Antonio José Gonçalves da Cruz, também do DEQ, e Maria Lucia Gonsales da Costa Araujo, docente do Departamento de Química Tecnológica e de Aplicação da Unesp de Araraquara. Mais informações podem ser consultadas no site do PPGEQ, em www.ppgeq.ufscar.br