Notícia

O Fluminense online

Pós-graduação em alta

Publicado em 08 novembro 2009

"As pós-graduações são muitas e geralmente surgem a partir de demandas específicas, oriundas de problemas reais, de empresas do setor, que precisam de solução", diz o coordenador da UFRJ, Luiz Vaz.

O aluno de pós-graduação Ricardo Ramirez é peruano, se formou em Engenharia na Universidade Nacional de Engenharia, em Lima. Atualmente, ele faz mestrado em Simulação Termodinâmica do Motor e Análise do Desempenho.

A UFRJ é um centro de referência na América Latina para este ramo, e tem muitos alunos de intercâmbio, oriundos também do Chile, Venezuela, Argentina e Equador.

As principais áreas de pesquisa são as que envolvem atividades de Engenharia para exploração e produção de petróleo e recursos marítimos, incluindo as atividades de transporte e logística, sempre visando adequar à realidade e à dinâmica industrial, englobando áreas correlatas da Engenharia.

Os programas de pesquisa têm reconhecimento da comunidade científica internacional e são patrocinados por agências de fomento governamentais, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

IBP - O Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) é o mantenedor do Instituto de Pós-Graduação do Petróleo. Na instituição, são oferecidas três pós-graduações, que podem ser cursadas tanto por engenheiros navais quanto por tecnólogos em Construção Naval.

Os cursos são: Engenharia de Instrumentação Industrial (com 380 horas), MBA em Gestão nos Negócios de Exploração e Produção de Petróleo e Gás (390 horas) e Engenharia de Petróleo com Ênfase em Construção de Poços (500 horas).

O profissional é preparado para lidar com o setor que mais cresce no momento em nosso Estado, o petroquímico. Além destas opções, o instituto oferece mais de 130 cursos diferentes na área de Petróleo e Gás.