Notícia

Jornal Brasil

Pós-doutorado no Núcleo de Estudos da Violência com Bolsa da FAPESP

Publicado em 29 agosto 2013

O Núcleo de Estudos da Violência (NEV) , um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP, tem oito vagas para bolsistas de pós-doutorado que queiram realizar pesquisa no âmbito do projeto "Construindo a Democracia no Dia a Dia: Direitos Humanos, Violência e Confiança Institucional".

O projeto tem por objetivo analisar como a legitimidade de instituições fundamentais para a democracia é construída ou comprometida, explorando os contatos entre os cidadãos e os funcionários públicos de serviços em áreas representativas na cidade de São Paulo.

Para participar da seleção, os candidatos devem ter obtido o seu título de doutorado nos últimos cinco anos e ter familiaridade com os temas desenvolvidos no NEV. A duração das bolsas pode variar de um a três anos. O projeto também exige dedicação exclusiva ao projeto durante a vigência da bolsa e fluência em inglês.

O processo seletivo ocorrerá em duas fases. Na primeira, de caráter eliminatório, será feita a análise de currículos, cartas de intenção e recomendação e publicações, e na segunda será feita uma entrevista e a análise de projeto de pesquisa.

As inscrições podem ser feitas até 30 de setembro de 2013. Mais informações sobre a oportunidade: www.fapesp.br/oportunidades/465.

As vagas estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.908,80 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Agência FAPESP