Notícia

Planeta Universitário

Pós-doutorado no Inpe com Bolsa da FAPESP

Publicado em 30 setembro 2011

O Projeto Temático "Modelo Brasileiro do Sistema Climático Global", conduzido no Centro de Ciências do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), oferece uma oportunidade de pós-doutoramento. A vaga, com Bolsa da FAPESP, tem “Modelagem acoplada oceano-atmosfera” como área de atuação. O selecionado realizará pesquisas envolvidas com: modelagem das interações oceano-atmosfera global com ênfase na bacia do oceano Atlântico Tropical; estudo da cascata de energia entre processos turbulentos da camada limite planetária atmosférica/oceânica e variações de frequências intrasazonal a interdecadal do sistema acoplado oceano-atmosfera; e desenvolvimento da representação de processos de escala subgrade no Modelo Brasileiro do Sistema Climático Global (MBSCG).

O projeto de pesquisa do MBSCG consiste na criação de um modelo acoplado oceano-criosfera-atmosfera-biosfera-química terrestre para o estudo e simulações do sistema climático global em escalas de tempo de dias a séculos.

A vaga requer candidatos com título de doutor em áreas afins à modelagem do sistema terrestre com ênfase em processos turbulentos da camada limite planetária ou modelagem de sistemas caóticos.

Os interessados devem apresentar, até o dia 30 de novembro de 2011, carta de interesse, currículo vitae e duas cartas de recomendação ao pesquisador Paulo Nobre, pelo e-mail paulo.nobre@cptec.inpe.br.

Agência FAPESP