Notícia

RedeNotícia

Pós-doutorado no Centro de Estudos da Metrópole com Bolsas da FAPESP

Publicado em 29 abril 2015

Agência FAPESP – O Centro de Estudos da Metrópole (CEM, um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP, oferece oportunidades para pós-doutoramento. Serão selecionados até três bolsistas, que receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP.

Os selecionados conduzirão pesquisa teórica e/ou empírica, além de outras atividades regulares, como a apresentação de seminários, elaboração de papers e a disseminação dos resultados da pesquisa.

As bolsas são para desenvolver projetos específicos em um dos seguintes temas:

  1. Entender os efeitos independentes das políticas públicas nas condições sociais e/ou na redução da desigualdade.
  2. Entender o papel das instituições políticas nas decisões sobre políticas redistributivas, particularmente o comportamento eleitoral e o processo de elaboração das leis.
  3. Mapear formas alternativas de governança em áreas urbanas e em suas conexões com o Estado de forma a entender “quem faz o quê”?

A oportunidade está aberta a candidatos brasileiros e estrangeiros. É recomendável que os candidatos tenham doutorado em Ciências Sociais ou áreas afins, com forte histórico de publicação, bom desempenho em inglês falado e escrito.

O prazo para envio das inscrições se encerra em 15 de maio de 2015. Mais informações sobre o processo de seleção estão disponíveis em: www.fflch.usp.br/centrodametropole/1222.

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 6.143,40 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.