Notícia

TN Petróleo online

Pós-doutorado em termodinâmica na Poli-USP

Publicado em 20 maio 2020

Uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP é oferecida para o Projeto Temático “Processos de transferência de calor com mudança de fase de elevado desempenho aplicados ao aproveitamento de energia solar”. As inscrições terminam em 31 de maio de 2020.

Coordenado pelo professor Gherhardt Ribatiski, o projeto é desenvolvido no Laboratório de Sistemas Energéticos Alternativos do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

A pesquisa tem como objetivo integrar um painel térmico solar de alto desempenho no ciclo de refrigeração por absorção de água e amônia para conferir autonomia total ou parcial ao sistema de refrigeração.

Na seleção dos componentes mais adequados, será realizado um estudo teórico, composto pela análise do ciclo, utilizando software de modelagem analítica e um estudo bibliográfico abrangente. Posteriormente, a adequação do banco de testes será realizada para incorporar esses componentes no ciclo com os sensores de medição.

Os candidatos podem se inscrever por envio de e-mail para jrsimoes@usp.br. Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/3437.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Redação/Assessoria Fapesp