Notícia

ABIPTI - Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação

Pós-doutorado em sistemas para cidades inteligentes

Publicado em 18 fevereiro 2020

O Projeto Temático “Internet do futuro aplicada a cidades inteligentes”, chamado de InterSCity, dispõe de duas Bolsas FAPESP de Pós-Doutorado. Uma vaga é oferecida no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) e, a outra, na Universidade Federal de Goiás (UFG). As inscrições vão até 27 de fevereiro de 2020.

O projeto é coordenado pelo professor Fábio Kon, do IME-USP, e congrega pesquisadores de várias universidades brasileiras.

O candidato à vaga oferecida na USP deve ter conhecimento e experiência em sistemas distribuídos de uma rede de dados. O objetivo será desenvolver, com a equipe coordenada por Kon, plataformas de software, engenharia de sistemas, ciência de dados aplicada à saúde e à mobilidade urbana, visualização de dados e dashboards (interface gráfica) e aprendizado de máquina – tudo dentro do contexto das cidades inteligentes.

O pós-doutorando selecionado para a vaga na UFG será supervisionado pelo professor Fábio Costa e terá foco em middleware (sistema para controlar, codificar e decodificar imagens e sons) para cidades inteligentes e ambientes inteligentes em geral, com os seguintes tópicos de pesquisa: Middleware de domínio específico; Engenharia guiada por modelos (model-driven engineering) para middleware e aplicações; Sistemas de software distribuídos autonômicos e emergentes; Serviços dinâmicos e ecossistemas de serviços e Internet das Coisas (IoT).

As inscrições devem ser realizadas para as duas vagas por meio do e-mail: jobs@interscity.org.

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/3461 e http://www.fapesp.br/oportunidades/3462/.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Fapesp

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Agrosoft