Notícia

RedeNotícia

Pós-Doutorado em Saúde Coletiva na Faculdade de Saúde Pública da USP

Publicado em 04 dezembro 2015

Agência FAPESP – A Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) oferece uma oportunidade de pós-doutorado em Saúde Coletiva com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 10 de dezembro.

O bolsista estará vinculado ao Projeto Temático ASTRID – Acessibilidade, justiça social e impacto da emissão veicular no desenvolvimento de estratégias orientadas pelo trânsito, aprovado no edital FAPESP-ESRC-NWO, em parceria com a Faculdade de Saúde Pública da USP, a University of Twente (Holanda), a University of Surrey (Inglaterra) e a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, sob a supervisão da Profa. Maria de Fátima Andrade, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP).

A oportunidade é para trabalhar junto ao grupo multidisciplinar envolvido no projeto cujo objetivo principal é ampliar o entendimento sobre as desigualdades no acesso ao transporte, na exposição à poluição e nos possíveis efeitos à saúde das pessoas, por meio de um estudo comparativo que será conduzido nas cidades de São Paulo, Londres e Randstad South, na Holanda.

O bolsista investigará a acessibilidade ao trabalho e a exposição à poluição relacionadas ao tráfego como indicadores de justiça social no município de São Paulo. Para isso, serão desenvolvidas as seguintes atividades principais:

– Elaboração de questionário a ser aplicado nas três cidades a serem estudadas para a coleta de dados individuais, estratificados por região da cidade e status socioeconômico, investigação das preferências reveladas pelas pessoas sobre o desenvolvimento das atividades orientadas pelo trânsito, investimentos em transporte público, escolhas sobre o modo de transporte, tempo diário de deslocamento para o trabalho e qualidade do transporte.

– Aplicação do questionário e análise dos dados da cidade de São Paulo.

– Análise comparativa dos resultados obtidos para as três cidades envolvidas.

– Adicionalmente, o bolsista conduzirá revisão bibliográfica, preparação de relatórios e artigos científicos, preparação de workshops com o grupo de pesquisa para discussão de métodos e resultados e disseminação da pesquisa.

Os candidatos devem ter concluído o doutorado em Ciências Sociais, Saúde Pública, Transportes ou área relacionada. Outras exigências também se aplicam, conforme normas da FAPESP disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

A seleção será baseada no currículo dos candidatos e no potencial de contribuição para a área do Projeto Temático.

Os interessados deverão encaminhar duas cartas de recomendação, uma carta de interesse e currículo, incluindo detalhes de pesquisas já realizadas. Todos os documentos deverão ser enviados por email, em um único arquivo em PDF, para Adelaide Cassia Nardocci no e-mail nardocci@usp.br.

A oportunidade está publicada no endereço www.fapesp.br/oportunidades/963.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.