Notícia

Revista Analytica online

Pós-doutorado em química de produtos naturais na USP com bolsa da FAPESP

Publicado em 28 março 2019

Uma vaga de pós-doutorado com bolsa da FAPESP está disponível para o Projeto Temático “Dimensões US-BIOTA São Paulo: diversidade de interações multitróficas quimicamente mediadas em gradientes nos trópicos“, que faz parte do programa BIOTA-FAPESP. A pesquisa é conduzida no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo. As inscrições devem ser feitas até 3 de abril de 2019.

O projeto investigará a interação inseto-planta entre espécies de mariposas Eois (Geometridae) e de pimenta Piper, com ênfase na caracterização de proteínas olfativas (ORs, OBPs, CSPs, IRs, GRs) envolvidas na atração e reconhecimento de plantas hospedeiras.

Espera-se que a investigação do transcriptoma das antenas de Eois sp permita a seleção de receptores olfatórios que possam ser funcionalmente caracterizados por meio do silenciamento gênico pela técnica de interferência de RNA do correceptor olfativo e/ou de algum receptor específico, seguido de estudos comportamentais e eletrofisiológicos.

Os candidatos devem enviar o currículo com uma carta de apresentação, especificando a experiência na área para o e-mail do coordenador do projeto, o professor Massuo Jorge Kato (massuojorge@gmail.com).

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2706 e www.fapesp.br/oportunidades/2707.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.