Notícia

RedeNotícia

Pós-doutorado em química analítica com Bolsa da FAPESP

Publicado em 07 dezembro 2011

Agência FAPESP - O Projeto Temático: "Avaliação da ocorrência, toxicidade/genotoxidade e processos para degradação de corantes em efluentes e águas superficiais", apoiado pela FAPESP, está com processo de seleção aberto para uma vaga de pós-doutorado no Departamento de Química Analítica da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, com Bolsa da FAPESP.

O projeto tem por objetivos: obter diagnósticos sobre os níveis de contaminação de efluentes industriais e águas superficiais recebendo rejeitos de corantes provenientes da indústria têxtil, alimentício, curtumes e tintura de cabelo; avaliar a potencialidade tóxica e/ou mutagênica envolvendo alguns corantes e seus derivados, visando obter subsídios para entender seus processos de transporte, bioacumulação, persistência e biotransformação no ambiente ou no metabolismo humano; e desenvolver novos métodos de tratamento para esses efluentes.

Dentro desse contexto, no projeto o pós-doutorando selecionado deverá desenvolver um reator fotoeletroquímico em escala piloto utilizando nanotubos de TiO2 e configuração adequada para o tratamento de resíduos do setor têxtil.

Será dada prioridade a candidatos com experiência em: síntese, caracterização morfológica, estrutural, eletrônica e óptica de materiais nanoestruturados de TiO2; ensaios fotoquímicos e fotoeletroquímicos e conhecimento sobre reatores eletroquímicos em grande escala.

Interessados devem apresentar currículo vitae atualizado, uma carta de apresentação e um breve relato de sua experiência e seu objetivo de carreira no assunto, bem como duas cartas de apresentação/recomendação até 12 de dezembro de 2011.

Os documentos devem ser enviados em formato PDF para a coordenadora do projeto, professora Maria Valnice Boldrin Zanoni (boldrinv@iq.unesp.br), do Departamento de Química Analítica da Unesp de Araraquara.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.333,40 mensais), Reserva Técnica e Auxílio Instalação. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

O bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão publicadas no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.