Notícia

Planeta Universitário

Pós-doutorado em Psicologia Aplicada à Saúde com Bolsa da FAPESP

Publicado em 31 janeiro 2014

O Projeto Temático “Comportamento e Saúde Bucal: Perspectivas interdisciplinares e aspectos emocionais no processo saúde-doença”, apoiado pela FAPESP, tem uma oportunidade de Bolsa de Pós-Doutorado para pesquisa na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O bolsista atuará na área de Psicologia Aplicada à Saúde, em especial à Odontologia, participando do projeto que tem como objetivo ampliar o intercâmbio entre as áreas de Psicologia, Fisiologia, Fonoaudiologia e Odontologia.

Dividido em dois módulos de atuação, o projeto pretende abordar como os pacientes, os profissionais e alunos da saúde lidam com os eventos de promoção, prevenção e tratamento potencialmente aversivos e como estes se relacionam às suas respostas de dor, medo, ansiedade e estresse.

Espera-se que o candidato tenha experiência com pesquisas que envolvam a integração entre comportamentos e saúde, assim como disponibilidade para residir em Piracicaba, dedicando-se integralmente ao projeto. Título de doutor obtido há menos de cinco anos e a realização de pesquisa empírica relacionada ao campo da Psicologia Aplicada à Odontologia são alguns dos requisitos exigidos.

O processo de seleção inclui a avaliação do perfil do candidato por meio da análise dos documentos e uma entrevista. Para se inscrever, o candidato deve enviar uma carta de apresentação justificando interesse, cópia do currículo atualizado, cópia do diploma de doutor, duas cartas de recomendação, plano de atividades e proposta preliminar de projeto de pesquisa ao e-mail do pesquisador Antonio Bento Alves de Moraes (abento@fop.unicamp.br).

A data-limite para inscrições é 10 de fevereiro de 2014. Mais informações sobre a oportunidade: www.fapesp.br/oportunidades/546.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.908,80 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Agência FAPESP