Notícia

Esteta

Pós-doutorado em Pesquisa Social e Educação com Bolsa da FAPESP

Publicado em 16 dezembro 2016

A Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), oferece uma oportunidade de Pós-doutorado em Pesquisa Social e Educação com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 2 de janeiro de 2017.

 

A bolsa está vinculada ao Projeto Temático "(Re)Connect the Nexus: Young Brazilians experiences of and learning about food-water-energy", uma colaboração entre a Unesp de Guaratinguetá e as universidades de Birmingham, Northampton e Leicester, aprovada na Chamada "Healthy Urban Living and the Social Science of the Food-Water-Energy Nexus - 2015".

 

O bolsista irá integrar o Grupo de Pesquisa em Modelagem de Sistemas e Processos Térmicos e Hidráulicos da Unesp, em Guaratinguetá, sob a supervisão do pesquisador principal do projeto, José Antonio Perrella Balestieri.

 

As relações entre recursos hídricos, energéticos e alimentos têm sido objeto de intenso estudo por parte da comunidade científica mundial, compondo o chamado "nexo água-energia-alimento". Essa área de pesquisa se justifica pelo fato de esses recursos serem fundamentais para o desenvolvimento sustentável e estarem sujeitos a pressões de mesma natureza (por exemplo, pressões demográficas, econômicas e climáticas), segundo o pesquisador.

 

"Além desses fatores, a complexidade do nexo é aumentada pela interdependência entre os setores produtores desses recursos. Observa-se uma necessidade real de se entender a percepção, a vivência e o aprendizado das pessoas, os usuários finais desses recursos, sobre as interrelações entre eles. Esse entendimento possibilita abordar questões cruciais, como a igualdade de acesso, a resiliência às pressões sobre os recursos e o papel da educação na resposta às necessidades e aspirações das diversas comunidades".

 

No Brasil, as crianças e os jovens (com idades entre 10 e 24 anos) constituem um grupo demográfico e social muito importante, representando 42% da população. Além disso, sabe-se que em diversos contextos globais os jovens são fundamentais em termos de acesso aos recursos, produtividade econômica, coesão social e vida comunitária. No entanto, poucas pesquisas abordam o papel e a percepção dos jovens sobre o nexo água-energia-alimento.

 

O projeto (Re)Connect the Nexus pretende contribuir com o entendimento do papel do jovem nas questões relacionadas ao nexo água-energia-alimento. A faixa etária estudada foi definida considerando que crianças acima de 10 anos e jovens até 24 anos são o principal público-alvo de programas de educação, principalmente o Educação para a Sustentabilidade, e também pela maior capacidade reflexiva e de envolvimento desta faixa etária em relação a crianças mais novas.

 

O bolsista selecionado, dentre outras atividades, auxiliará o coordenador do projeto e os pesquisadores na coleta de dados quantitativos e qualitativos entre jovens da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte do Estado de São Paulo, na análise e interpretação de dados, bem como na aplicação de questionário específico acerca de questões do projeto.

 

Os candidatos devem ter concluído o doutorado em Engenharia, Planejamento urbano/regional, Geografia ou áreas afins, e possuir preferencialmente experiência com pesquisas sociais envolvendo tratamento estatístico de dados. A seleção será baseada no currículo dos candidatos e no potencial de contribuição para a área do Projeto Temático.

 

Os interessados deverão encaminhar duas cartas de recomendação, uma carta de interesse, currículo Lattes atualizado, incluindo detalhes de pesquisas já realizadas. Todos os documentos deverão ser enviados por e-mail, em um único arquivo em PDF, para José Antonio Perrella Balestieri no endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Questionamentos podem ser direcionados para o mesmo endereço eletrônico ou para Mateus Ricardo Nogueira Vilanova no endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1338/.

 

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

 

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

 

Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

 

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

 

Agência FAPESP