Notícia

RedeNotícia

Pós-Doutorado em Patologia Bucal com Bolsa da FAPESP

Publicado em 12 junho 2017

Agência FAPESP – A Disciplina de Patologia Bucal da Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo (USP), oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado (PD) em Patologia Bucal com bolsa da FAPESP. As inscrições encerram em 16 de junho. O bolsista desenvolverá pesquisa vinculada ao Projeto Temático intitulado “ Papel do sistema renina-angiotensina em diferentes modelos inflamatórios orais “, na temática específica “Influência do sistema renina-angiotensina na resposta imunoinflamatória e na ação antimicrobiana frente a Candida albicans”.

O projeto pretende estudar in vitro se fármacos que afetam o sistema renina-angiotensina – como Alisquireno, Punica granatum e Losartan –apresentam também alguma influência nos mecanismos imunes que envolvem as candidoses, com enfoque na relação entre Candida albicans e células do hospedeiro, bem como na forma mais frequente de candidose bucal, a estomatite protética.

Os candidatos devem possuir experiência em ensaios na área de microbiologia, imunopatologia, biologia celular e molecular e imunofarmacologia, devidamente confirmados, como, por exemplo: certificações referentes, participação em disciplinas práticas, publicações científicas na área, resumos de bolsas concedidas e finalizadas em agências de fomento, dissertação de mestrado e tese de doutorado. É essencial que tenham domínio de cultivo de microrganismos, cultura de células humanas e murinas, ensaios de imuno-histoquímica, RT-PCR, citometria de fluxo e ELISA. Pede-se também experiência com testes de fármacos e/ou de produtos naturais.

Os interessados deverão enviar e-mail para a pesquisadora principal do Projeto Temático, Vanessa Soares Lara, no endereço vanessa@fob.usp.br, contendo: texto explicando como sua formação contempla o perfil desejado, certificado de conclusão de doutorado ou ata de defesa constando aprovação, curriculum vitae atualizado e documentado com as informações acerca dos pré-requisitos e carta de recomendação, preferencialmente do orientador de mestrado ou de doutorado.

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1591/ .

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd .

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades .