Notícia

RedeNotícia

Pós-Doutorado em Parasitologia na USP Ribeirão Preto

Publicado em 04 março 2016

Agência FAPESP – O Departamento de Biologia Celular e Molecular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) oferece uma oportunidade de pós-doutorado em parasitologia com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 7 de março.

O bolsista integrará a equipe de pesquisadores envolvidos no projeto “Investigação sobre fatores e mecanismos do controle de expressão gênica em Leishmania: do papel de modificações pós-traducionais, RNAs não codificadores, cis-elementos e amplificação gênica “, liderado por Angela Cruz e apoiado pela FAPESP.

Leishmania é um eucarioto ancestral e um parasito de relevância médica. Como organismo modelo torna-se interessante por exibir vários processos moleculares ímpares. O objetivo do projeto é decifrar mecanismos moleculares que expliquem a regulação pós-transcricional da expressão gênica em Leishmania.

O projeto de pesquisa a ser conduzido pelo bolsista tem como objetivo identificar e estudar o repertório de RNAs não codificantes (ncRNAs) envolvidos no controle da expressão gênica e sua possível relevância na adaptação do parasita aos hospedeiros.

O trabalho incluirá a obtenção e o sequenciamento de transcriptomas de Leishmania (em sistemas de high throughput), a identificação de trans-reguladores, de redes de proteínas e RNAs e estudos funcionais por genética reversa.

Os candidatos devem ter doutorado em Parasitologia, Bioquímica, Genética, Biologia Molecular ou áreas afins. Será dada preferência a indivíduos com experiência em parasitologia molecular. Conhecimento em biologia molecular é necessário e experiência com genômica e habilidades computacionais relacionadas é fortemente encorajada.

Os interessados devem enviar e-mail para Angela Cruz (akcruz@fmrp.usp.br) – tendo como assunto “PostDoc_ncRNA” –, anexando carta de intenções, curriculum vitae com lista de publicações e descrição breve das experiências prévias.

Duas cartas de recomendação de orientadores ou supervisores devem ser enviadas para o mesmo endereço eletrônico. Uma entrevista (presencial ou por skype) será agendada para os candidatos que atenderem aos requisitos solicitados.

A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/1027/.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.