Notícia

Revista Amazônia

Pós-doutorado em Nutrição e Câncer com Bolsa da FAPESP

Publicado em 22 setembro 2017

Agência FAPESP – Há uma vaga de bolsa FAPESP de pós-doutorado disponível no Laboratório de Nutrição e Câncer do Instituto de Biologia da Unicamp. A vaga é para o Projeto Temático “Nutrição e câncer: Estudo dos aspectos moleculares, proteômicos e metabolômicos em modelo experimental de caquexia”, com prazo de inscrição até o dia 30 de setembro.

Os trabalhos em curso no laboratório têm como objetivo principal a elucidação dos efeitos metabólicos e moleculares do desenvolvimento do estado caquético em função do crescimento tumoral. O bolsista desenvolverá mecanismos bioquímicos e moleculares envolvidos no metabolismo proteico, de carboidratos e de lipídios do hospedeiro, utilizando também as ferramentas atuais de biologia molecular, metabolômica e proteômica.

Além disso, o bolsista também irá estudar os mecanismos moleculares e bioquímicos envolvidos no metabolismo proteico, de carboidratos e de lipídios em modelo in vitro.

O candidato deverá demonstrar experiência comprovada em: 1) experimentação e manipulação de animais (ratos e camundongos); 2) cultura de células; 3) conhecimento e prática em técnicas bioquímicas e moleculares (PCR, Western Blot, histologia, analises bioquímicas etc.); 4) capacidade de trabalhar em equipe.

Para seleção, serão analisados o currículo e a formação acadêmica direcionada para execução do projeto de pesquisa. Numa segunda etapa, haverá entrevista pessoal ou via Skype.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail da professora supervisora, Maria Cristina Cintra Gomes Marcondes (cintgoma@unicamp.br), ou pelo correio, no endereço rua Monteiro Lobato, 255, Campinas, São Paulo, CEP 13083-862. Os documentos necessários para a inscrição são Currículo Lattes, carta de intenção à candidatura e experiência na área referente ao tema do projeto de pesquisa, destacando qualificações e habilidade principais, além de duas cartas de recomendação de docentes da área com os quais o candidato já trabalhou.

Mais informações sobre a vaga disponíveis em fapesp.br/oportunidades/1724

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.

Agência FAPESP