Notícia

Jornal Brasil

Pós-Doutorado em Neuroimagem na USP com bolsa da FAPESP

Publicado em 12 setembro 2015

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) oferece oportunidade de Bolsa de Pós-Doutorado em Neuroimagem. A inscrições encerram em 13 de setembro.

O bolsista desenvolverá pesquisa no âmbito do Projeto Temático Neurociência translacional da doença de Alzheimer: Estudos pré-clínicos e clínicos do peptídeo amiloide e outros biomarcadores, apoiado pela FAPESP.

O candidato deve ter experiência no uso de programas computacionais para análise de dados de neuroimagem e espera-se que trabalhe em análise de dados de conectividade funcional do cérebro humano, com processamento de dados de ressonância magnética funcional de repouso (RMf-r).

Imagens de RMf-r de idosos cognitivamente normais e de pacientes com doença de Alzheimer (DA) e comprometimento cognitivo leve (CCL) serão pré-processadas usando o software Analysis of Functional NeuroImages (AFNI) e o processamento propriamente dito será feito utilizando programas baseados em Matlab.

A atividade do bolsista envolverá também uso de software para avaliar acurácia diagnóstica entre DA, CCL e idosos com cognição normal para gerar classificadores multivariados baseados em técnicas de aprendizado de máquina (support vector machine). A expectativa é identificar as características das conexões cerebrais críticas para a progressão clínica de cognição normal para CCL e finalmente para AD.

O candidato deverá ter conhecimentos sobre coleta e análise de dados de RMf-r e outras modalidades de neuroimagem.

O bolsista terá a oportunidade de interagir com pesquisadores que se encontram na vanguarda das tecnologias de imageamento amiloide e poderá trabalhar com dados adquiridos nos mesmos indivíduos idosos usando tanto essa modalidade como a modalidade de RMf-r.

Além disso, colocará em prática habilidades de análise de dados, com a tarefa adicional de estabelecer pipelines otimizados para processamento de dados de RMf-r.

A oportunidade está publicada no endereço www.fapesp.br/oportunidades/876.

Os candidatos devem enviar mensagem para o endereço neuroimagem.ipq@hc.fm.usp.br, com curriculum vitae e carta de recomendação.

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

Fonte Agência FAPESP