Notícia

Planeta Universitário

Pós-doutorado em Neurofarmacologia na USP com Bolsa da FAPESP

Publicado em 05 julho 2017

O Projeto Temático "Envelhecimento e Neuroproteção: Ações da proteína α-Klotho no metabolismo energético, sinalização da Na,K-ATPase e respostas adaptativas no sistema nervoso central" dispõe de uma vaga para pós-doutoramento no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP). Prazo de inscrição vai até dia 15 de julho de 2017. O tema do pós-doutorado é "Neuroproteção e sinalização celular no sistema nervoso central". O supervisor será o professor Cristoforo Scavone.

Como parte de suas atividades, o bolsista realizará um projeto envolvendo análise de sinalização inflamatória e efeitos da proteína Klotho na autofagia. Os trabalhos serão desenvolvidos no Laboratório de Neurofarmacologia Molecular e há perspectivas de desenvolver parte dos estudos no exterior.

Os candidatos devem ter experiência em: 1) Cultura de células; 2) Experimentos em animais envolvendo administração intracerebral da proteína e de outras substâncias agonistas e antagonistas de receptores ou inibidores de proteínas; 3) Ensaios comportamentais; 4) Métodos bioquímicos de Biologia Molecular, como determinação de atividade enzimática, Western BlottingRT-PCR real timeEMSA.

Os candidatos devem ter título de doutor obtido há no máximo sete anos, no país ou no exterior, preferencialmente na área de Neurofarmacologia ou Neurociências. Inscrições pelo e-mail do pesquisador principal criscavone@usp.br.

A vaga está abertas a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades

Agência FAPESP