Notícia

Planeta Universitário

Pós-Doutorado em Neurociências na USP

Publicado em 01 abril 2016

O Departamento de Morfologia, Fisiologia e Patologia Básica da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Neurociências com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 8 de abril. O bolsista integrará a equipe do Projeto Temático "Estudo da contribuição do processo inflamatório na discinesia induzida por L-DOPA na doença de Parkinson".

O projeto tem como objetivos investigar o efeito de drogas anti-inflamatórias e a expressão de proteínas, mediadores lipídicos e citocinas relacionadas ao processo inflamatório no estriado com depleção de dopamina de animais Parkinsonianos (lesão unilateral de neurônios dopaminérgicos com a neurotoxina 6-OHDA) e/ou com discinesia induzida por L-DOPA e respectivos controles.

Em pacientes será avaliada a presença de mediadores do processo inflamatório no líquido cefalorraquidiano e/ou no soro. Como os pacientes em regra estão sob tratamento, serão avaliados pacientes com ou sem discinesia.

Os candidatos interessados devem ter título de doutor obtido há menos de sete anos em Ciências, Farmacologia, Neurociências ou áreas relacionadas; experiência comprovada nas áreas de biologia celular, análises de expressão gênica e expressão/atividade de proteínas western blotting; e em experimentação com comportamento animal, cirurgia estereotáxica, imuno-histoquímica, imunofluorescência e silenciamento gênico.

Os interessados devem enviar carta de apresentação e curriculum vitae com lista de publicações para a pesquisadora principal do projeto, Elaine Del-Bel, no endereço eadelbel@forp.usp.br.

A oportunidade está publicada em: http://www.fapesp.br/oportunidades/1080/.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais (novo valor vigorando a partir de 1º de abril) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades

Agência FAPESP