Notícia

Jornal Brasil

Pós-Doutorado em Neurociências com bolsa da FAPESP

Publicado em 26 outubro 2015

O Laboratório de Neuroanatomia Funcional do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB/USP) está selecionando pesquisadores, até 30 de outubro, para desenvolver estudos vinculados ao Projeto Temático Bases Neurais do medo e agressão.

Segundo o pesquisador Newton Sabino Canteras, pesquisador principal do Temático, pouco se sabe sobre as vias de sinalização celular que medeiam os processos de formação de memória de medo às ameaças predatórias. As cascatas de sinalização dos glicocorticoides e noradrenérgica, bem como a glutamatérgica, parecem aos pesquisadores particularmente críticas para a indução das alterações plásticas dos neurônios do núcleo lateral da amígdala durante o aprendizado do medo ao predador.

Estudos prévios também destacam um possível papel da mTOR (do inglês mammalian target of rapamycin) como importante regulador da síntese proteica envolvido na aquisição da memória de medo ao predador e da proteína quinase M zeta (PKMzeta) para estabilização dos processos de mnemônicos.

O objetivo dos estudos promovidos no ICB/USP será investigar o grau de mobilização das vias de sinalização relacionadas aos receptores de NMDA, beta-adrenérgicos e de glicocorticoides, bem como da atividade do mTOR e da PKMzeta em animais expostos ao predador.

É desejável que os candidatos tenham experiência prévia em investigações comportamentais relacionadas ao medo e à ansiedade, além de experiência em técnicas de dissecção de sítios neurais e análise de vias de sinalização celular.

Os interessados em participar da seleção devem contatar Canteras, professor do Departamento de Anatomia do ICB/USP, no endereço newton@usp.br.

A oportunidade está publicada no endereço www.fapesp.br/oportunidades/879.

Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

Fonte Agência FAPESP