Notícia

Esteta

Pós-doutorado em Modelagem Climática e Oceânica com Bolsa da FAPESP

Publicado em 18 setembro 2013

O Projeto Temático "Modelo Brasileiro do Sistema Climático Global", apoiado pela FAPESP, tem três oportunidades de Bolsa de Pós-Doutorado para pesquisa no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em Cachoeira Paulista, interior de São Paulo.Os bolsistas atuarão na área de Geociências e utilizarão o Modelo Brasileiro do Sistema Terrestre (BESM, na sigla em inglês) para executar e analisar simulações climáticas de longo prazo com relevância para os processos de mudanças climáticas globais. As oportunidades oferecidas são para atuar em pesquisa e desenvolvimento em uma das seguintes áreas: atmosfera, superfície terrestre ou oceano.

Os candidatos devem possuir título de doutor em meteorologia, física, oceanografia, ciências atmosféricas, geociências ou áreas correlatas. Será exigida experiência em programação (Fortran 90 e scripts, preferencialmente) em ambiente Linux/Unix e fluência em inglês. Experiência em modelagem numérica e em modelos de uma única coluna (SCM) e/ou "Cloud Resolving Models" (CRM) será considerada um diferencial.Para mais informações sobre as vagas, enviar e-mail ao professor Paulo Nobre (paulo.nobre@cptec.inpe.br) ou (renata.rodrigues@inpe.br).

A data limite para inscrições é 30 de setembro de 2013. Mais informações sobre a oportunidade: http://www.fapesp.br/oportunidades/480.O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.908,80 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

 

Agência FAPESP