Notícia

Esteta

Pós-Doutorado em Microbiologia com Bolsa da FAPESP

Publicado em 15 setembro 2015

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP) oferece uma oportunidade de Bolsa de Pós-Doutorado em Microbiologia. As inscrições encerram em 15 de outubro de 2015.

O bolsista desenvolverá pesquisa no âmbito do Projeto Temático Dimensões US-Biota-São Paulo: Integrando as dimensões da biodiversidade microbiana ao longo da mudança de uso da terra em florestas tropicais, apoiado pela FAPESP.

A proposta busca a utilização conjunta dos métodos de sequenciamento de alto rendimento de DNA e RNA a partir de amostras ambientais, juntamente com dados de metodologias baseadas em cultivo - genômica e fisiologia, para obter informações sobre o funcionamento de comunidades microbianas em solos da Amazônia brasileira.

Essa combinação constituirá um esforço para correlacionar alterações no uso do solo com a ocorrência de grupos e processos microbianos, com foco na geração e consumo de metano.

Como o projeto é multidisciplinar, é desejado que o bolsista tenha habilidades em microbiologia e bioinformática, que esteja familiarizado com técnicas de microbiologia e habilitado à utilização de diferentes técnicas de bioinformática.

A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/873.

Os candidatos deverão enviar carta de motivação, duas cartas de recomendação, curriculum com publicações que indiquem as habilidades requisitadas e resumo da tese ao pesquisador principal, Fernando Dini Andreote, no endereço fdandreo@usp.br. Os documentos devem ser elaborados em inglês.

O resultado do processo seletivo será divulgado até o dia 15 de novembro de 2015. O início das atividades está previsto para o dia 1º de fevereiro de 2016.

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades

Agência FAPESP