Notícia

Plantão News (MT)

Pós-doutorado em Metrologia com bolsa da Fapesp

Publicado em 23 novembro 2018

Um projeto de pesquisa conduzido no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo, tem uma vaga de pós-doutorado com bolsa da Fapesp. O prazo de inscrição se encerra no dia 29 de novembro de 2018.

O projeto, denominado “Plano de desenvolvimento institucional na área de transformação digital: manufatura avançada e cidades inteligentes e sustentáveis”, é coordenado no Centro de Metrologia Mecânica Elétrica e de Fluidos (CTMetro) pela professora Zehbour Panossian.

O CTMetro pesquisa metrologia da medição por meio de sensores e metrologia analítica dimensional que processa e analisa uma enorme quantidade de dados (big data de fusão de imagens). A exploração desses dados será a principal atividade do candidato aprovado.

O bolsista desenvolverá métodos digitais para caracterizar fluxos em condutos forçados e métodos metrológicos dimensionais e analíticos com métricas estatísticas para caracterizar a fusão de imagens e a determinação da incerteza de medição.

O candidato deverá ter capacidade para conduzir discussões fundamentadas em publicações científicas de medição de vazão de fluidos, medição por imagens e de modelos estatísticos/probabilísticos de análise de dados. Se necessário, deverá auxiliar na redação e revisão de artigos do CTMetro.

São exigidos para a candidatura doutorado em Engenharia, Computação, Física, Matemática, Estatística ou áreas afins, título de doutor obtido há menos de sete anos e experiência anterior em pesquisa comprovada com publicação em periódico internacional na área de sua tese de doutorado.

As inscrições devem ser feitas enviando e-mail para olga@ipt.br, anexando carta de apresentação, súmula curricular, cópias em arquivo PDF da dissertação de mestrado, da tese de doutorado, dos certificados de conclusão de mestrado e do doutorado, cópias do histórico escolar da graduação, mestrado e doutorado, cópias em arquivo PDF dos artigos publicados como autor e duas cartas de recomendação.

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2474.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Agência Fapesp