Notícia

Agrosoft

Pós-doutorado em metodologia e técnicas da computação na Unicamp

Publicado em 29 janeiro 2020

Agência FAPESP – Duas Bolsas FAPESP de Pós-Doutorado são oferecidas pelo Projeto Temático “Sistemas socioenativos: investigando novas dimensões no design da interação mediada por tecnologias de informação e comunicação”, desenvolvido no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (IC-Unicamp). As inscrições vão até 10 de fevereiro de 2020.

Coordenado pela professora Maria Cecília Calani Baranauskas, o projeto tem como meta construir um framework conceitual a partir da experimentação com diferentes cenários.

Os candidatos devem possuir doutorado em computação, engenharias, multimeios ou equivalentes, com tema relacionado a pelo menos um dos seguintes tópicos: interação humano-computador; robótica; interfaces naturais; interfaces tangíveis, interfaces cross-modais; acessibilidade e design universal, design participativo, semiótica organizacional e engenharia de software.

É desejável perfil acadêmico interdisciplinar e capacidade de articular teoria e experiência prática no design e avaliação de artefatos computacionais pervasivos.

Os interessados devem enviar e-mail para socioenativos@ic.unicamp.br com os seguintes anexos: carta de apresentação com portfólio de projetos nos tópicos propostos para o edital; currículo acadêmico atualizado e indicação de um profissional de referência.

Os bolsistas deverão morar em Campinas durante o desenvolvimento da pesquisa.

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/3394 e www.fapesp.br/oportunidades/3395.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Fapesp