Notícia

RedeNotícia

Pós-Doutorado em Metabolismo de Lípides com Bolsa da FAPESP

Publicado em 20 junho 2017

Agência FAPESP – A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Metabolismo de Lípides com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 23 de junho de 2017. A bolsa está vinculada ao Projeto Temático “Desvendando mecanismos envolvidos no controle glicêmico e nas complicações crônicas do diabetes mellitus: contribuições à saúde humana”.

O objetivo geral deste projeto é desvendar mecanismos moleculares relacionados ao controle glicêmico e ao desenvolvimento de complicações em portadores de DM1 e/ou DM2. Para tanto, serão investigados fatores/mecanismos que concorrem para o desenvolvimento ou melhora da doença cardiovascular, com foco no papel dos produtos de glicação avançada sobre o grau de aterosclerose em humanos.

Os interessados devem ser qualificados e capazes de desenvolver pesquisas com foco nas complicações macrovasculares do diabetes mellitus, com uso de técnicas de biologia molecular e imuno-histoquímica em artérias humanas. O bolsista selecionado desenvolverá o trabalho em São Paulo, capital.

Os candidatos devem ter doutorado ou PhD em Ciência da Saúde, com foco em Metabolismo de Lípides.

É necessária, ainda, experiência em técnicas de biologia molecular, entre elas extração de RNA e DNA, PCR quantitativo, imuno-histoquímica e ferramentas de análise de dados, além de ter registro de publicações em revistas especializadas de qualidade e alto impacto.

Os candidatos devem enviar Currículo Lattes atualizado; carta de apresentação indicando a razão de interesse na bolsa, com um breve relato de sua experiência; e duas cartas de referência para Marisa Passarelli, uma das pesquisadoras principais do projeto, no endereço m.passarelli@fm.usp.br.

A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/1617 .

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd .

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.