Notícia

Esteta

Pós-Doutorado em Medicina Veterinária na USP com bolsa da FAPESP

Publicado em 16 agosto 2016

O Laboratório de Estereologia Estocástica e Anatomia Química da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP) oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Medicina Veterinária com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 19 de agosto.

 

O bolsista integrará a equipe de pesquisa do Projeto Temático “Expressão de proteínas de comunicação e de junções celulares no sistema digestivo de fetos bovinos, bezerros recém-nascidos e bovinos adultos”.

 

O candidato selecionado desenvolverá estudos em microscopia quantitativa (óptica e eletrônica) para avaliar a relação do padrão de expressão das moléculas de junção celular, caderinas (E e N), cateninas (? e ?) e conexinas, com o desenvolvimento histológico e ultraestrutural do digestório bovino, desde os estágios fetais até a fase adulta. Em animais adultos, também será verificado o efeito de diferentes fontes energéticas alimentares sobre esses aspectos do epitélio ruminal.

 

A atividade implicará coordenar equipe de estudantes de graduação e pós-graduação, planejamento e acompanhamento de colheitas de material a campo (frigoríficos e matadouros), preparação do material para métodos de biologia molecular, histologia, imuno-histoquímica de fluorescência com dupla ou tripla coloração e microscopia confocal e quantificação por programas de morfometria.

 

Os candidatos devem ter conhecimento da anatomia veterinária e familiaridade com a microscopia quantitativa, especialmente morfometria, das técnicas de preparação histológica em parafina e resina histológica e para ultraestrutura e do processamento e utilização de técnicas para imuno-histoquímica de fluorescência, RT-PCR e bioinformática.

 

Os interessados deverão enviar carta de motivação comprovando a experiência requerida e link para o currículo lattes atualizado para Francisco Javier Hernandez Blazquez, pesquisador principal do Projeto Temático, no endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., mencionando no campo de assunto "Postdoc IHC". Os selecionados serão chamados para uma entrevista a ser feita pessoalmente ou por Skype.

 

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1215/#.

 

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

 

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

 

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

 

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

 

Agência FAPESP