Notícia

São Carlos Oficial

Pós-doutorado em mecânica estatística com Bolsa da FAPESP

Publicado em 07 fevereiro 2012

O Projeto Temático "Cadeias Quânticas de Spins" oferece uma oportunidade para pós-doutoramento com Bolsa da FAPESP.

O projeto é coordenado pelo professor Francisco Castilho Alcaraz no Grupo de Mecânica Estatística do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP).

Os candidatos devem possuir experiência em pelo menos um dos tópicos a seguir (ou relacionado a eles):

1) Aplicações de teoria de campos conformes à mecânica estatística ou matéria condensada;

2) Métodos numéricos para cálculos espectrais em cadeias quânticas (Lanczos, DMRG, t-DMRG, MERA etc.); 3) Ansatz de Bethe e modelos exatamente integráveis;

3) Ansatz de Bethe e modelos exatamente integráveis;

4) Modelos estocásticos de não equilíbrio.

Aplicações (incluindo-se currículo atualizado, breve resumo das atividades e interesses e duas cartas de recomendações) e dúvidas devem ser enviadas para o professor Alcaraz no e-mail: alcaraz@ifsc.usp.brThis e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. .

As aplicações devem ser feitas até 2 de abril de 2012.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.333,40 mensais), Reserva Técnica e Auxílio Instalação. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

O bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br .