Notícia

Revista Amazônia

Pós-doutorado em Materiais Vítreos e Fotônica com Bolsa da FAPESP

Publicado em 23 maio 2017

Agência FAPESP – O projeto de pesquisa “Ultrapassando as fronteiras de fibras ópticas: da fotônica até optogenética e monitoramento de meioambiente”, conduzido no Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, está selecionando candidatos a Bolsas de Pós-Doutorado da FAPESP.

O Laboratório de Materiais Fotônicos tem mais de 25 anos de experiência em síntese e caracterização de vidros, fibras ópticas e materiais fotônicos. Está completamente equipado com novas tecnologias para a pesquisa em vidros. As bolsas têm duração de dois anos, com início em julho de 2017.

Na primeira oportunidade, a principal pesquisa é explorar uma abordagem multimaterial na fabricação de fibras de vidros fotocatalíticas semicondutoras para a supressão da poluição. Leia mais em: fapesp.br/oportunidades/1505.

Na segunda, a pesquisa de pós-doutorado será focada no desenvolvimento de novas sondas de detecção que combinem propriedades ópticas e elétricas. Leia mais em: fapesp.br/oportunidades/1504.

Nos dois casos, os candidatos selecionados desenvolverão material vítreo de composição apropriada para produzir fibras ópticas que apresentem boas propriedades elétricas e ópticas.

Os candidatos devem ter doutorado em Física, Química, Ciência dos Materiais ou Engenharia e ter interesse genuíno em conduzir pesquisa interdisciplinar em um ambiente internacional.

Interessados devem enviar curriculum vitae, lista de publicações, uma proposta de pesquisa de duas páginas e os nomes e endereços de e-mail de duas referências, até 30 de maio de 2017, para o professor Younes Messaddeq (ymessaddeq@gmail.com).

As vagas estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.

Agência FAPESP