Notícia

Boa Informação

Pós-Doutorado em Matemática Aplicada no CeMEAI com Bolsa da FAPESP

Publicado em 14 outubro 2016

Agência FAPESP – O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP, oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado na área de simulação numérica de escoamentos viscoelásticos com Bolsa da Fundação. O prazo de inscrição encerra em 20 de outubro.
O projeto deverá ser desenvolvido como parte das atividades do grupo de pesquisa em Mecânica dos Fluidos Computacional no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos.
O objetivo principal desse trabalho é a simulação numérica de escoamentos viscoelásticos tridimensionais envolvendo superfícies livres, com aplicações nas indústrias de processamento de polímeros, automóveis, cosméticos, entre outras. O foco do projeto é a modelagem de escoamentos viscoelásticos em 3 dimensões modelados por equações constitutivas diferenciais (ex. FENE-P, PTT, UCM) e integrais (K-BKZ).
Os candidatos devem ter doutorado em Matemática Aplicada, métodos numéricos em mecânica dos fluidos computacional ou áreas afins, experiência em linguagem de programação de alto nível, mecânica do contínuo e interesse em interagir com colaboradores no grupo de Mecânica dos Fluidos do ICMC-USP. O bolsista deverá trabalhar interativamente com pesquisadores do ICMC e será membro do CeMEAI-ICMC-USP em São Carlos.
Há disponibilidade para uma contratação por dois anos, sujeita a uma avaliação anual. Os candidatos interessados devem enviar propostas para Murilo Francisco Tomé, pesquisador principal do projeto, no endereço murilo@icmc.usp.br. Cartas de referências são bem-vindas.
A oportunidade está publicada em fapesp.br/oportunidades/1271.O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se alternar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação, composto por uma mensalidade adicional e despesas de transporte, quando houver deslocamento por distância superior a 350 quilômetros.
Esse benefício precisa ser aprovado pela FAPESP. Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

Fonte: Rede Notícia