Notícia

Plantão News (MT)

Pós-doutorado em instrumentação astronômica com bolsa da Fapesp

Publicado em 29 setembro 2018

Uma Bolsa de Pós-doutorado da Fapesp para um período de dois anos está disponível no projeto "Explorando o universo: da formação de galáxias aos planetas tipo-terra, com o Telescópio Gigante Magellan", conduzido no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP.

O pós-doutorando irá criar um catálogo das estrelas variáveis presentes na primeira divulgação de dados (DR1) do Southern Photometric Local Universe Survey (S-PLUS), no Chile, com imagens e catálogos de 160 graus quadrados para uma região específica do céu do hemisfério Sul obtidas por 12 bandas ópticas. Também vai caracterizar populações estelares para todas as galáxias presentes nessa mesma região.

O projeto envolve classificar com boa precisão um grande número de objetos cuja variabilidade está relacionada com suas propriedades físicas intrínsecas, como evolução química, estágios de idade ou instabilidades gravitacionais. Dessa forma, o pós-doutorando poderá caracterizar a distribuição de energia espectral de cada estrela observada.

Saiba mais sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/2345.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, ele poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site www.fapesp.br/oportunidades.

Agência Fapesp