Notícia

RedeNotícia

Pós-Doutorado em Imunometabolismo com bolsa da FAPESP

Publicado em 27 outubro 2016

Agência FAPESP – O Departamento de Genética, Evolução e Bioagentes do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Imunometabolismo com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 1º de novembro.

O bolsista integrará a equipe do projeto Imunometabolismo em macrófagos e em Linfócitos T nas doenças inflamatórias e metabólicas, que tem Pedro Vieira como pesquisador principal. O projeto a ser desenvolvido abrangerá aspectos metabólicos da regulação de macrófagos e células T.

O imunometabolismo surgiu como uma nova fronteira de conhecimento em busca da integração entre as disciplinas historicamente distintas de Metabolismo e Imunologia. O crescente interesse nessa área vem sendo alimentado pela epidemia global de obesidade e pelo achado recente de que a obesidade afeta o sistema imunológico e promove a inflamação. A inflamação induzida pela obesidade origina e agrava uma variedade de condições patológicas crônicas e doenças.

O estudo de como o metabolismo afeta a resposta imune e de como a obesidade, por afetar o metabolismo sistêmico, modula o metabolismo e a função imune celular irá fornecer novos mecanismos para a compreensão da regulação imunometabólica em diferentes condições patológicas.

Os interessados deverão enviar curriculum vitae e duas cartas de referência para Pedro Vieira, no endereço pmvieira@unicamp.br.

A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/1214/.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação, composto por uma mensalidade adicional e despesas de transporte, quando houver deslocamento por distância superior a 350 quilômetros. Esse benefício precisa ser aprovado pela FAPESP.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.