Notícia

Planeta Universitário

Pós-Doutorado em Humanidades Digitais na USP

Publicado em 18 julho 2016

Estão abertas, até o dia 25 de julho, as inscrições para uma oportunidade de Pós-Doutorado em Humanidades Digitais na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). O candidato selecionado receberá bolsa da FAPESP. A vaga está vinculada ao Projeto Temático Pensando Goa: Uma peculiar biblioteca de língua portuguesa, coordenado pelo Professor Helder Garmes.

O candidato selecionado realizará pesquisa de caráter arquivístico, etnográfico e editorial em torno da obra do compositor, poeta e etnógrafo goês Agapito Miranda.

Como resultado, espera-se que o bolsista organize, digitalize e edite a obra manuscrita, em cinco volumes, de Agapito Miranda, além de produzir ao menos dois artigos a serem submetidos em revista de alto impacto acadêmico e apresentá-los em seminários.

É indispensável ter experiência em metodologias colaborativas de investigação e humanidades digitais, sobretudo em Música e Literatura Oral, e proficiência na leitura de partituras e no uso de software de escrita musical.

Mais informações sobre a seleção estão disponíveis no site do projeto: goa.fflch.usp.br.

Candidaturas devem ser enviadas para pensando.goa@usp.br.

A oportunidade está publicada no endereço fapesp.br/oportunidades/1195.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades

Agência FAPESP