Notícia

Planeta Universitário

Pós-Doutorado em Hidroclimatologia na USP

Publicado em 28 junho 2016

O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) oferece uma vaga de Pós-Doutorado com bolsa da FAPESP. Inscrições serão recebidas até o dia 5 de julho. A oportunidade está vinculada ao Projeto Temático Investimentos pró-climáticos inteligentes em bacias de montanhas tropicais da América do Sul (climatewise).

O objetivo da pesquisa é investigar o controle da floresta nebular na disponibilidade hídrica, utilizando instrumentação automática de campo em dois sítios experimentais no Sudeste do Brasil – nas regiões da Serra da Mantiqueira e da Serra do Mar. A investigação pretende avaliar em profundidade a relevância dessas florestas no balanço de água local e regional e sua vulnerabilidade às mudanças climáticas, por meio de ferramentas de modelagem.

Busca-se candidato com título de doutor e conhecimentos de hidrologia e ecologia de florestas tropicais, geoinformática e áreas relacionadas, para trabalhar em equipe multidisciplinar. É desejável ainda experiência com instrumentação hidrometeorológica de campo em áreas florestais, análise estatística, dinâmica de florestas tropicais, programação computacional de SIG e R ou aplicativos similares, modelagem de distribuição de espécies e modelagem hidrológica.

Interessados devem enviar um e-mail intitulado “PD Fapesp IAG/USP” para LCB-ACA@iag.usp.br, anexando os seguintes arquivos em formato PDF: carta com relato de experiências anteriores, motivação no assunto proposto e um plano de expansão do tema; Curriculum vitae; e duas cartas de recomendação.

A oportunidade está publicada no endereço fapesp.br/oportunidades/1184.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades. 

Agência FAPESP