Notícia

Nossa Ciência

Pós-doutorado em Geodésia e Tectonofísica no Inpe

Publicado em 28 setembro 2016

Estão abertas as inscrições para uma vaga de pós-doutorado com bolsa no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A oportunidade está vinculada ao Projeto Temático As Bacias do Pantanal, Chaco e Paraná (PCPB): Evolução e Estrutura Sísmica da Crosta e Manto Superior. Os interessados tem até o dia 30 de setembro para se inscrever. Vale conferir na coluna de hoje o evento “Construir soluções para melhorar vidas” promovido pelo BID e também sobre o IV Colóquio Franco-brasileiro, "Fabriquer la culture/Fabricar a Cultura" que será realizado na UFRN.

Piauí

I Encontro Piauiense de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) sediará o I Encontro Piauiense de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional, que ocorrerá no auditório do Centro de Tecnologia, nos dias 20 e 21 de outubro. O evento será promovido pelo Grupo Pró Rede Estadual de Pesquisadores em Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e visa formar uma Rede para estimular ambientes e práticas de intercâmbio e interação entre pesquisadores, bem como com agências de fomento e outras instituições públicas ou privadas que desenvolvam ou apoiem ações geradas dentro do estado em prol da SAN e do Direito Humano à Alimentação Adequação (DHAA).

O encontro objetiva ainda incluir o graduando no universo da pesquisa acadêmica em SAN para ampliar o espectro de estudos e de atores em um contexto futuro. As inscrições no evento podem ser realizadas no site (https://www.doity.com.br/pesquisaemsanpi/).

O prazo para submissão de resumos é até o dia 20 de setembro, nas seguintes áreas temáticas: Direito Humano à Alimentação Adequada; Produção sustentável e processamento de alimentos; Abastecimento e consumo alimentar saudável; Efeitos da Insegurança Alimentar e Nutricional; Comida, Cultura e Educação Alimentar e Nutricional; A Construção da Pesquisa em SAN: avaliações, métodos e indicadores.

Nacional

Pós-doutorado em Geodésia e Tectonofísica no Inpe

O Departamento de Geofísica Espacial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos, oferece uma vaga de pós-doutorado com bolsa da Fapesp. Inscrições serão recebidas até o dia 30 de setembro.

A oportunidade está vinculada ao Projeto Temático As Bacias do Pantanal, Chaco e Paraná (PCPB): Evolução e Estrutura Sísmica da Crosta e Manto Superior.

O candidato selecionado trabalhará com análises de séries temporais coletadas por rede com cerca de 50 estações GNSS (Global Navigation Satellite System) permanentes, localizadas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Tal estudo irá complementar as diversas análises interdisciplinares já em curso no contexto do Projeto Temático.

Análises interpretativas de modelos geodésicos dinâmicos (taxas de deslocamentos verticais e horizontais), em conjunto com dados sismológicos e gravitacionais, visam extrair parâmetros que possam caracterizar condições geodinâmicas de extensão ou contração da crosta, relacionadas à reologia e estruturação tectônica da litosfera subjacente.

Candidatos com forte experiência em processamento, análise e aplicações de dados GNSS são convidados a submeter curriculum vitae atualizado (incluindo uma página destacando interesses, motivações e potenciais contribuições ao projeto) e nomes de três referências para icaro.vitorello@inpe.br.

A oportunidade está publicada no fapesp.br/oportunidades/1239.

O selecionado receberá bolsa de pós-doutorado da Fapesp no valor de R$ 6.819,30 mensais e reserva técnica. A reserva técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um auxílio-instalação.

Mais informações sobre a bolsa de pós-doutorado da Fapesp estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Internacional

BID abre inscrições para evento sobre inovação na América Latina

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciou a abertura das inscrições para o evento “Construir soluções para melhorar vidas”, considerado o maior e sobre inovação da América Latina e Caribe, que neste ano acontece em Buenos Aires, Argentina, em 15 e 16 de novembro. O evento terá entrada gratuita.

A iniciativa reunirá algumas das mentes mais criativas do mundo em temas como saúde e água, e saneamento, bem como empreendedoras nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemáticas. Na programação estão previstas a realização do fórum de empreendimento feminino Wexchange, dedicado a conectar empreendedoras a mentores e investidores.

No último dia do evento, haverá a Noite de Empreendimento, quando 12 startups disruptivas da América Latina e Caribe apresentarão suas soluções em saúde, água e saneamento.

Para mais informações, clique aqui.

Rio Grande do Norte

IV Colóquio Franco-Brasileiro: "Fabriquer la culture / Fabricar a cultura"

O IV Colóquio Franco-brasileiro, "Fabriquer la culture/Fabricar a Cultura", é uma iniciativa do grupo de pesquisa “Cultura, Identidade e Representações Simbólicas” (CIRS), do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social/UFRN. O evento será entre os dias 25 e 31 de outubro no Centro de Ciências, Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A temática proposta para o encontro diz respeito aos processos de elaboração cultural no mundo contemporâneo. O colóquio pretende examinar diversas formas de elaboração, transformação, reprodução e transmissão da cultura, assim como processos de patrimonialização e musealização, diante das transformações nas sucessivas teorias e nos campos empíricos.

As discussões serão organizadas em torno dos processos de elaboração dos elementos que compõe as culturas nativas bem como as práticas que acompanham os conhecimentos tradicionais e as transformações observadas no mundo contemporâneo, privilegiando os contextos franceses e brasileiros. Participarão especialistas de vários horizontes disciplinares e serão abertas duas sessões coordenadas abertas aos alunos de mestrado e doutorado. Será preparada uma publicação sobre as temáticas abordadas durante o Colóquio.

Prazo para apresentar trabalho nas Sessões Coordenadas: 15 de outubro de 2016

Para apresentar um documentário ou participar das sessões coordenadas de apresentação oral o candidato deve, no mínimo, estar cursando o mestrado e pode enviar resumos de até 900 caracteres, até o dia 25 de agosto, para o e-mail: 4francobrasileiro@gmail.com.

A programação e outras informações de interesse serão disponibilizadas na página facebook do evento e na página: https://coloquiofrancobrasileiro.wordpress.com