Agência FAPESP – O Projeto Temático “Área Metropolitana de São Paulo: abordagem integrada mudanças climáticas e qualidade do ar, METROCLIMA MASP” oferece uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição termina em 31 de maio de 2021.
As atividades são desenvolvidas no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), com coordenação da professora Maria de Fátima Andrade.
O pós-doutorando deverá fazer simulações de transporte em alta resolução (temporal e espacial) de gases de efeito estufa na Região Metropolitana de São Paulo. Espera-se que o uso de modelos de fluxo e inventários de emissões seja direcionado para a estimativa das emissões e absorção de CO2, CH4 e CO como potenciais gases de efeito estufa e produtos de combustão.
As tarefas do bolsista incluem desenvolver um inventário bottom-up de emissões de gases de efeito estufa para a Região Metropolitana de São Paulo, preparar as emissões de entrada para o modelo WRF-GHG e realizar simulações utilizando o modelo de Pesquisa e Previsão do Tempo juntamente com o Modelo de Fotossíntese e Respiração da Vegetação.
Os candidatos podem se inscrever pelo e-mail landulfo@usp.br.
Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/4244.
A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
Fonte: Agência FAPESP