Notícia

RedeNotícia

Pós-doutorado em Geociências na USP com bolsa da FAPESP

Publicado em 02 janeiro 2019

Por Agência FAPESP

O Projeto Temático “Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista face à variabilidade climática” dispõe de uma vaga de pós-doutorado, com bolsa da FAPESP, no Laboratório de Meteorologia Aplicada a Sistemas de Tempo Regionais do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP). O prazo de inscrição termina em 4 de janeiro de 2019.

O projeto tem coordenação do professor Pedro Roberto Jacobi, tendo como pesquisador principal da área em questão o professor Edmilson Dias de Freitas.

O bolsista selecionado integrará projeto que tem como objetivo realizar estudos diagnósticos e numéricos sobre o regime de precipitação da Macrometrópole Paulista (MP), incluindo climatologia e prognósticos para os cenários de mudanças climáticas fornecidos pelo Coupled Model Intercomparison Project fase 6, para verificação dos impactos causados pelo processo de urbanização e outras contribuições antrópicas nos diversos municípios que constituem a MP.

Os interessados devem ter doutorado ou grau equivalente e, preferencialmente, treinamento ou experiência em áreas de Meteorologia, Física, Engenharias ou outras afins, além de experiência prévia comprovada em uso de modelos numéricos para a previsão de tempo ou clima. O candidato deve apresentar competitividade acadêmica em nível internacional comprovada por publicações em revistas indexadas nos assuntos de interesse do projeto.

Os interessados devem enviar por e-mail, utilizando como assunto “PD-Modelagem Macrometrópole Paulista”, seguido do nome e endereçado para edmilson.freitas@iag.usp.br, anexando, em formato PDF, uma carta de aplicação, currículo vitae completo ou equivalente e cartas de recomendações com referências profissionais.

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2553.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte http://agencia.fapesp.br/noticias/