Notícia

TN Petróleo online

Pós-doutorado em geociências com bolsa da FAPESP

Publicado em 18 outubro 2019

Uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP está disponível para o projeto “Plano de desenvolvimento institucional na área de transformação digital: manufatura avançada e cidades inteligentes e sustentáveis (PDIp)”, que integra o Programa Modernização de Institutos Estaduais de Pesquisa. As inscrições vão até 25 de outubro de 2019.

O projeto é conduzido no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo. O bolsista selecionado terá como foco a transformação digital do gerenciamento de áreas contaminadas no âmbito das cidades inteligentes e sustentáveis.

O pós-doutorando analisará as mudanças que a transformação digital trará para o atual modelo de gerenciamento de áreas contaminadas do Estado de São Paulo, avaliará e proporá novos modelos de gestão da informação e discutirá a aplicabilidade dos protótipos propostos pelo IPT.

O candidato deve ter graduação nas áreas de Engenharia, Geologia, Geografia e Ciências Ambientais e doutorado em áreas correlatas à Geociências, Meio Ambiente, Gerenciamento Ambiental e/ou Tecnologias digitais.

Experiência com publicações internacionais e com pesquisa e estudos relacionados à aplicação de tecnologias digitais para estudos ambientais ou no gerenciamento de áreas contaminadas são requisitos para a vaga. É desejável que o candidato tenha experiência comprovada em aplicação de tecnologias digitais para estudos ambientais.

A inscrição deve ser enviada para o Laboratório de Resíduos e Áreas Contaminadas do IPT, para o e-mail lfreitas@ipt.br, colocando no campo de assunto “Candidatura para vaga de Pós-Doutorado-LRAC”. Devem ser anexados à mensagem uma carta de apresentação, curriculum vitae, histórico escolar da graduação e PDF da dissertação de mestrado e tese de doutorado.

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/3179.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Redação/Assessoria Fapesp