Notícia

JC Notícias (São Paulo, SP)

Pós-doutorado em Geociências com bolsa da Fapesp

Publicado em 28 novembro 2018

Três vagas de pós-doutorado com bolsa da Fapesp foram abertas para o Projeto Temático “O Cráton Rio de la Plata e o Gondwana Ocidental”, que está sendo conduzido no Instituto de Geociências da USP. As inscrições devem ser feitas até dia 30 de novembro de 2018.

O objetivo principal do projeto é a caracterização da evolução tectônica do Cráton Rio de la Plata e dos cinturões marginais que abrangem parte do sul do Brasil, Uruguai e Argentina, além da interação com outros fragmentos continentais durante o desenvolvimento do Gondwana Ocidental. Duas linhas principais, integradas entre si, estão contempladas no projeto temático: 1) Implementação de técnicas isotópicas e geocronológicas de ponta para ampliar a capacidade instrumental dos laboratórios dedicados à pesquisa na USP, em prol dos objetivos do projeto; 2) Ampliar o conhecimento geológico do Cráton Rio de la Plata e da contraparte africana.

Um dos bolsistas atuará diretamente no estudo e modelagem nas grandes zonas de cisalhamento que compartimentam o Pré-Cambriano da porção sul-sudeste brasileira e Uruguaia (Província Mantiqueira) e dos lineamentos equivalentes do sudoeste africano.

O segundo bolsista atuará diretamente no aprimoramento do método U-Pb e Hf em zircões, monazitas e titanitas e eventualmente nas técnicas de medidas in situ de Sr, Nd e Pb em minerais diversos diretamente em lâminas de rocha. O último bolsista atuará no estudo regional com enfoque na proveniência das coberturas sedimentares dos Crátons Rio de la Plata e Paranapanema, representadas pelas unidades da Bacia do Paraná.

As inscrições devem ser feitas enviando currículo Lattes completo, impressão das páginas do MyCitation (Google Scholar) e Web of Science e plano de trabalho para o e-mail do coordenador do projeto, o professor Miguel Angelo Stipp Basei (baseimas@usp.br). A seleção dos candidatos será realizada pela avaliação do curriculum vitae, considerando as publicações, o perfil e a trajetória profissional na área de conhecimento, assim como a qualidade científica da proposta e sua aderência às linhas de pesquisa do projeto.

Mais informações sobre as vagas: www.Fapesp.br/oportunidades/2462.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp estão disponíveis em www.Fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site Fapesp-Oportunidades, em www.Fapesp.br/oportunidades.

Agência Fapesp