Notícia

Plantão News (MT)

Pós-doutorado em genômica populacional de plantas com bolsa da Fapesp

Publicado em 08 maio 2018

O Projeto Temático "Sapindales: filogenia e diversificação na região neotropical", conduzido na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, dispõe de uma vaga de pós-doutorado com bolsa da Fapesp. O projeto é coordenado pelo professor José Rubens Pirani e o prazo de inscrição termina no dia 10 de maio de 2018.

No projeto serão estudadas as quatro espécies exploradas comercialmente do gênero neotropical Pilocarpus Vahl e que também são estreitamente relacionadas: P. alatus, P. jaborandi, P. microphyllus e P. trachylophus. O trabalho fará uso das recentes tecnologias de sequenciamento desenvolvidas pela Oxford Nanopore e, potencialmente, pela Illumina.

As atividades a serem desenvolvidas incluem a manipulação de DNA (incluindo preparação e otimização de bibliotecas), o uso de programas para análise de qualidade das sequências, pipelines e scripts desenvolvidos por usuários (tanto em R como em Perl) e análises genômicas populacionais.

Para concorrer à vaga, o candidato precisa ter título de doutor em Genômica, Genética, Bioinformática, Biologia Evolutiva, Sistemática ou áreas correlatas. O candidato deve ter experiência com a preparação de bibliotecas para o sequenciador MinION, manuseio de dados genômicos e software (como CANU, FastQC, IGV, SPAdes, STACKS), uso de scripts desenvolvidos por usuários e comandos básicos de shell.

Os interessados em se inscrever para a vaga devem enviar e-mail para pdias@usp.br e pirani@usp.br, junto com os seguintes documentos, formato PDF: carta de intenção, curriculum vitae, cópia de três publicações selecionadas, cópia da tese de doutorado, cópia do título de doutor ou declaração com a data em que a tese será defendida, nome e e-mail de duas referências pessoais.

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2091.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site www.fapesp.br/oportunidades.

Agência Fapesp