Notícia

RedeNotícia

Pós-doutorado em Genômica Populacional com Bolsa da FAPESP

Publicado em 02 junho 2015

Agência FAPESP – A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP) dispõe de uma oportunidade de bolsa de pós-doutorado em Genômica Populacional, dentro do projeto temático Sapindales: filogenia e diversificação na região neotropical, apoiado pela FAPESP.

O projeto estuda a genômica populacional de Pilocaupus spp. (Rutaceae). O gênero Pilocarpus Vahl possui 17 espécies e sua distribuição é restrita à região neotropical. Economicamente, o gênero se destaca por ser a única fonte do alcaloide pilocarpina, bastante utilizado pela indústria farmacêutica para o tratamento de glaucoma.

Neste projeto serão estudadas as quatro espécies exploradas comercialmente e que também são relacionadas: P. alatus, P. jaborandi, P. microphyllus e P. trachylophus.

As atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista incluem a manipulação de DNA (incluindo preparação e otimização de bibliotecas), o uso de programas para análise de qualidade das sequências, pipelines e scripts desenvolvidos por usuários e análises genômicas populacionais.

A data-limite para inscrição é 11 de junho de 2015.

A oportunidade de bolsa está publicada em fapesp.br/oportunidades/811. Mais informações podem ser obtidas com Pedro Dias (pdias@usp.br) ou José Rubens Pirani (pirani@usp.br), pesquisadores principais do projeto temático.

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado de FAPESP estão disponíveis emwww.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no siteFAPESP-Oportunidades.